Dicas de Estudos

estudosComeçando o post com uma foto de 2011 –  ainda bem que o tempo passa e as coisas mudam né?! hahaha. Estava procurando uma foto legal para colocar aqui e achei essa, que tirei no dia em que fui fazer o ENEM no meu último ano no colégio. Pra dizer a verdade, acho que essa é a foto que mais combina com o tema de hoje – olha minha carinha de nerd – e espero muito que vocês curtam esse post. Comentários sobre o meu cabelo curto, minha cara de nerd e magreza a parte, vamos ao post ahaha.

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre dicas de estudos. Como vocês já devem imaginar pela foto ai, eu sempre fui meio nerdinha, isso desde criança, sentava na frente, fazia lição de casa e tirava notas boas. Isso acontece até hoje, mas muita gente me pergunta: como você consegue ir bem na escola/faculdade?

Acho que não tem bem uma regra. Se você quer voltar para às aulas esse ano de um modo diferente, tirando notas boas e sem ficar de recuperação, a grande dica é se dedicar. Quem estuda consegue resultado, acho que é bem isso mesmo.

Mas é claro que existem algumas dicas que podem ajudar a sua caminhada de estudos. Não sou nenhuma especialista no assunto, mas sei o que funcionou e funciona comigo, então vamos as dicas:

  1. Não veja o ato de estudar como um dever. Às vezes parece difícil, mas a mais pura realidade é que quando levamos o estudo como uma obrigação as coisas não fluem. Tente ver o estudo como algo que vai te possibilitar muitas oportunidades no futuro, como um bom emprego e consequentemente um bom salário, assim você se motiva mais.
  2. Durma. Sim, não precisa deixar de dormir para estudar. O ideal é que você durma 8 horas por dia. Quando chegamos a vida adulta isso é meio difícil, pois temos que conciliar estudo+trabalho (e no meu caso +blog), mas é super importante dormir bem, pois nenhum cérebro funciona se não descansar.
  3. Alimente-se. Principalmente nos dias de provas. É horrível estar estudando e pensando em comida. A dica é comer alimentos com bastante fibras.
  4. Não deixe tudo para a última hora. Essa coisa de jeitinho brasileiro não funciona muito. Tente fazer as lições e trabalhos no dia que o professor passar e, se possível, reserve um tempo após o colégio para revisar a matéria que foi passada naquele dia.
  5. Organize-se. A dica aqui é usar uma agenda ou a técnica do caderninho (veja o vídeo aqui), assim você pode montar um cronograma de estudos, por exemplo: toda segunda-feira vou estudar química, as terças física e as quartas português.
  6. Descubra qual é a sua melhor forma de aprendizagem. Algumas pessoas aprendem com o que escutam, já as outras aprendem com o que escrevem ou com o que falam. No meu caso, eu aprendo melhor falando, por isso, um dia antes da prova explico toda a matéria para a minha mãe haha.
  7. Exercite o que aprendeu. Uma das melhores formas de aprender é exercitando. Quando estava no colégio procurava exercícios das matérias na internet e tentava resolver.
  8. Estude em grupo. As vezes parece meio chato, mas é uma das melhores formas de aprender. Um ajuda o outro nas matérias que tem dificuldade. Como na faculdade isso já é mais difícil, procuro chegar uns 30 minutos antes da prova para revisar o conteúdo com os colegas, assim posso lembrar de algo que já esqueci.

Bom meninas, essas são as técnicas que eu uso e usava para estudar. Espero ter ajudado todas vocês.

Agora me contem, quais técnicas de estudos vocês usam?

Anúncios

2 comentários sobre “Dicas de Estudos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s