Bijuteria que faz mal?!

miniibrincos

Eu sou apaixonada por bijuteria desde sempre. Colares, brincos, pulseiras e anéis são as minhas paixões e, como vocês sabem, a maioria das bijuterias da minha coleção são compradas na Rua 25 de Março.

É ai que começa a minha preocupação. No domingo passado (17 de novembro de 2013), o Fantástico passou uma reportagem sobre bijuterias que contém um metal extremamente tóxico e que faz mal à saúde. Bijuterias que contenham esse metal são proibidas nos Estados Unidos e na Europa, mas aqui ,no Brasil, não há nenhuma lei que proíba essa comercialização.

Então, resolvi compartilhar essa informação com vocês, minhas leitoras queridas. Afinal, é super importante que esse tema seja divulgado.

O nome do metal é Cádmio, um metal super tóxico. Nos casos mais graves de acúmulo de cádmio no organismo, a pessoa pode desenvolver várias doenças, inclusive câncer.

A absorção deste metal pode ser através da pele – o que é muito comum na região da orelha visto que os brincos tem contato direto – depois que a substância é absorvida e penetrada no organismo os efeitos tóxicos são exercidos. O cádmio pode acumular no rim que é o órgão mais afetado e a quantidade eliminada é cem vezes menor que a quantidade absorvida.

Por enquanto, não temos como saber quais bijuterias são indicadas para o consumo, visto que no Brasil não há uma norma que regulamente isso. Acaba que vai na “sorte” de usar ou não. Comprar bijuterias mais caras não significa estar 100% seguro, já que não sabemos a origem desse material.

Clique aqui para ver a reportagem do Fantástico.

Anúncios

2 comentários sobre “Bijuteria que faz mal?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s